Grandes poderes trazem grandes responsabilidades

Henrique Napoleão Alves
4 min readNov 14, 2018

--

Stan Lee (28 de dezembro de 1922–12 de novembro de 2018) foi um escritor estadunidense. Em parceria com Jack Kirby, Steve Ditko e outros, introduziu personagens complexos e tramas de maior profundidade moral no mundo dos quadrinhos de super-heróis.

Por meio dos gibis e também do cinema, suas histórias alcançaram milhões e milhões de pessoas em todo o mundo.

Uma das mais notórias criações de Lee é Peter Parker, o jovem que se torna o super-herói Homem-Aranha. Durante as primeiras aparições do personagem, um dos quadrinhos trouxe a frase “Um grande poder deve ser acompanhado de — uma grande responsabilidade!” (…with great power there must also come — great responsibility!).

Em uma versão posterior, a frase “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades” é dita pelo pai de criação e tio de Peter, o “Tio Ben”, na forma de um conselho ou advertência.

Ignorando aquelas que seriam as últimas palavras que escutaria de seu tio, Peter decide empregar seus novos super-poderes para ganhar dinheiro num torneio de luta livre. Vence a luta, mas termina enganado pelo promotor do evento. Quando um ladrão rouba o dinheiro do promotor, Peter se vinga pela omissão: opta por deixar o ladrão fugir.

Mais tarde, descobre que seu tio havia sido assassinado a tiros. Passa a buscar o assassino. Quando o encontra, descobre que era o mesmo ladrão que ele havia deixado fugir. O fato desperta, naturalmente, um pesado senso de culpa, mas também um agudo senso de responsabilidade e heroísmo.

O uso da frase pela Suprema Corte dos Estados Unidos (uma curiosidade)

No Caso Kimble v. Marvel, a empresa Marvel / Disney havia comprado a patente de uma invenção que permitia ao brinquedo do Homem-Aranha disparar teias, e se comprometeu a pagar royalties ao inventor. Quando a patente expirou e ingressou em domínio público, a empresa parou de pagar. O inventor alegou que não havia, no contrato, cláusula que autorizasse o fim dos pagamentos sob essa justificativa. A Suprema Corte foi chamada a decidir se a empresa continuava tendo a obrigação de pagar os royalties em questão.

A decisão, por maioria, foi favorável à Marvel. A relatora para o acórdão vencedor empregou, ao final de seu voto, a frase “Um grande poder deve ser acompanhado de — uma grande responsabilidade!” num ponto específico, relativo a um pedido de overruling em relação a um precedente anterior (nos termos da decisão, o grande poder do overruling deve ser exercido com parcimônia).

Referências bem mais antigas

Em variadas formulações linguísticas, a mensagem da frase contundente empregada por Stan Lee consta de referências mais antigas que podem ter lhe servido como fonte. Dentre elas:

- A Bíblia: “Daqueles a quem foi confiado muito, muito mais será pedido.

- A afirmação, feita por Voltaire em 1793, de que “[uma] grande responsabilidade é a consequência inseparável de um grande poder.”

- Um discurso feito por William Lamb no Parlamento Britânico em 1817: “Possuir um grande poder necessariamente implica grande responsabilidade.”

- Uma fala do então Sub-Secretário do Comissariado Colonial britânico, Winston Churchill, em 1906: “Onde há grande poder, há grande responsabilidade, onde há menos poder, há menos responsabilidade e, onde não há poder, penso que não há responsabilidade.”

“Quem decide usar o poder ou privilégio que porventura tenha, grande ou pequeno, em prol do seu semelhante, em prol de promover algo de bom no mundo; quem assim se comporta não pela recompensa, mas porque sente que essa é sua obrigação — assim são, por definição, os heróis.”

Chomsky: privilégios trazem responsabilidades

Resultado de imagem para chomsky

Noam Chomsky (1928-) é um linguista, cientista cognitivo e ativista norte-americano. Professor Emérito do famoso MIT (Massachusetts Institute of Technology), é tido pelo New York Times como “o mais importante intelectual vivo”.

Além de ter nascido nos Estados Unidos dos anos 1920, Chomsky tem em comum com Stan Lee a preocupação com a ideia de responsabilidade.

Um de seus lemas: “privilégio implica responsabilidade”. Seu raciocínio: “Quanto mais privilégio você tem, mais oportunidades você tem. Quanto mais oportunidades você tem, mais responsabilidade você tem.”

Mas, o que conta como “privilégio”? Em suma, tudo aquilo que apenas poucas pessoas têm acesso.
Um exemplo: num texto antigo, publicado em 1967, Chomsky fala da responsabilidade que os intelectuais possuem de agir em prol das pessoas, dado que tiveram privilégios como um trabalho que lhes permite tempo livre e uma formação educacional avançada que lhes dá a condição de identificar a verdade e os fatos sobre como o mundo funciona e o que pode ser feito para melhorá-lo.

Quem decide usar o poder ou privilégio que porventura tenha, grande ou pequeno, em prol do seu semelhante, em prol de promover algo de bom no mundo; quem assim se comporta não pela recompensa, mas porque sente que essa é sua obrigação – assim são, por definição, os heróis.

--

--

Henrique Napoleão Alves
Henrique Napoleão Alves

Written by Henrique Napoleão Alves

Ph.D. in Law | Lawyer, lecturer, researcher | Views in personal capacity | Advogado e professor. Opiniões em caráter individual.

No responses yet