A parábola do pescador mexicano
Em 13 de novembro de 2023, o YouTuber britânico Chris Williamson compartilhou a “parábola do pescador mexicano” com seu entrevistado, o jornalista e autor Douglas Murray (entrevista em inglês; trecho traduzido para o português a seguir):
— A história do pescador mexicano — você conhece essa, a parábola do pescador mexicano?
— Não, acho que não conheço.
— Isso é legal; você vai gostar. Então, um empresário americano vai de férias para o México, e enquanto está lá…
— É uma história real?
— É uma parábola.
— Ok, entendi.
—Ele sai de férias e é levado para pescar por um pescador mexicano local. Ele pergunta ao pescador mexicano como ele passa seu tempo.
O pescador diz: “Eu pesco um pouco pela manhã, pego o suficiente para minha família, voltamos para casa, cozinhamos, rimos em volta da fogueira, e passo tempo com meus filhos.”
O empresário diz: “Isso é uma estupidez! Aqui está uma ideia melhor. O que você deveria fazer é, na verdade, passar a maior parte do seu dia pescando, e então, com o excesso de peixe, você poderia vendê-los no mercado.”
E o pescador mexicano pergunta: “Por que eu faria isso?”
O empresário responde:“Bem, uma vez que você tivesse o dinheiro adicional, poderia começar a empregar alguns de seus amigos, e eles poderiam sair para pescar com você também, e vocês poderiam pegar mais peixes, que poderiam vender no mercado por mais dinheiro.”
O pescador pergunta: “Por que eu faria isso?”
O empresário responde: “Bem, depois de fazer isso, você poderia abrir uma empresa nos Estados Unidos e talvez começar uma fábrica de enlatados para que pudesse controlar todo o processo de produção e, então, vender a empresa por muito dinheiro.”
O pescador pergunta: “Por que eu faria isso?”
O empresário responde: “Porque, uma vez feito isso, você poderia pescar um pouco pela manhã e depois voltar e passar tempo com seus filhos ao redor da fogueira.”
A parábola do pescador mexicano é frequentemente atribuída a um autor anônimo, mas também foi associada a vários escritores, incluindo Mark Albion e Heinrich Böll. Mark Albion, um ex-professor da Harvard Business School, é dito ter popularizado a história em suas palestras e escritos, enquanto o conto de Heinrich Böll “Anekdote zur Senkung der Arbeitsmoral” (Anedota sobre a Redução da Produtividade), de 1963, acredita-se ter influenciado ou inspirado os temas centrais da parábola. As origens exatas permanecem incertas, e a história circulou amplamente, muitas vezes em versões ligeiramente diferentes.